domingo, 3 de outubro de 2010

Centenário da Implantação da República

Na escola falámos sobre o dia 5 de Outubro de 1910 e o seu significado. Fizemos algum trabalho de pesquisa e encontrámos muita informação sobre este tema. 
Partilhámos as nossas ideias e resolvemos pôr ordem ao material recolhido. Para completar este trabalho lemos a história: "7 x 1910 Histórias da República". Achámos a história bastante interessante, porque as personagens são elementos que fizeram parte desta revolução. 
Como resultado final surgiu este folheto informativo que agora partilhamos convosco.

Alunos do 3º ano

Um comentário:

  1. Implantação da República foi há 100 anos

    Há 100 anos terminava uma história de oito séculos de monarquia em Portugal. Um virar de página num percurso de um país que chegou a ser a maior potência mundial, durante o período dos descobrimentos. Há 100 anos, a era dos reis morria. Nascia a figura presidente. Renascia a esperança de um novo e promissor Portugal. E nem sempre, a história assim se contou. Cem anos depois e três repúblicas depois, Portugal celebra o fim da monarquia.

    São quase 770 anos de monarquia. Uma história que termina a 5 de Outubro, de 1910. História que começa em 1139, sem que se conheça, precisamente, o dia. Nesse ano, Afonso Henriques proclama a independência do reino de Leão, reconhecida pelo rei de Castela em 1143, no tratado de Zamora. E assim, nesse ano, também sem dia certo, oficialmente, uma nação.

    À data da independência, eram cinco as cidades do país: Braga, Coimbra, Lamego, Porto e Viseu. Mais a sul, Évora, Lisboa e Silves encontravam-se ainda em poderio árabe

    Foram quase 770 anos de monarquia, 34 reis, quatro dinastias: a Afonsina, a Joanina, a Filipina (quando Portugal passou a fazer parte do mapa espanhol, até 1640) e a Brigantina. Assim foi, até 5 de Outubro de 1910. Quase 100 anos antes, no início do século XIX, a monarquia absoluta passa a liberal. Os dias de reis e rainhas tornam-se em algo cinzento demais, num Portugal atrasado, a marcar passo numa era industrial, de descoberta, de ciência, e de conhecimento.

    Em 1908, D. Carlos é assassinado. D Manuel II torna-se rei e é o último dos 34 da história da monarquia portuguesa. A república traz a esperança de uma nova vida num país renascido. E como quase sempre em todas as revoluções, nada foi fácil. A seguir à primeira (conturbada) república, uma segunda, fria e dura, marcada pelo fascismo. A que hoje temos dura há 36 anos.

    Excerto retirado da página da SIC Online

    ResponderExcluir