quarta-feira, 10 de abril de 2013

Semana da leitura, um mar de atividades e emoções



Trabalhar com empenho, dedicação, prazer, orgulho e entusiasmo deve ser sempre o lema do professor que vê o ensino como uma missão.
            Foi este o lema que moveu o corpo docente da nossa escola, durante a semana da leitura. Foi uma semana frutífera, emocionante, culturalmente rica, mas, também, intensa. Como prova disso, foram as atividades desenvolvidas com grande alegria e empenho.
            Tivemos oportunidade de fazer um grande intercâmbio entre as turmas, pondo a render todos os nossos talentos e capacidades.
            É sempre nosso objetivo tornar a escola mais alegre, dinâmica, produtiva e saudável.
            É este o espírito que move o corpo docente, numa tentativa de formar seres empreendedores, pensantes, ativos e críticos.
Nós, professores, sentimos que a semana da leitura teve um impacto bastante forte nas nossas crianças. Sentímo-las dinâmicas, alegres, motivadas, interessadas, produtivas, criativas e com uma grande vontade de ler, apresentar histórias, pedir conselhos sobre livros … Enfim, embrenharem-se no mundo dos livros e da leitura.
Foram, para nós, semanas especialmente trabalhosas, pois o produto final exige trabalho prévio, que vai desde a planificação das atividades (e foram muitas!) até à execução das mesmas.
            Sendo o mar tema desta semana, foi nossa intenção promover o aspeto cultural e histórico do nosso passado e, por conseguinte, proporcionámos às nossas crianças a “visita” de algumas personagens da nossa história, ligadas aos descobrimentos portugueses. Foram elas: Luís de Camões (interpretado pela professora Ana Maria), o Infante D. Henrique (estando ao cuidado do encarregado de educação Filipe...), Vasco da Gama (encarnando este papel o encarregado de educação José Carlos), Pedro Álvares Cabral (pelo professor Carlos) e Fernão de Magalhães (pelo encarregado de educação Raúl).
Foram verdadeiras lições de história transmitidas às nossas crianças.
            Para além desta dinâmica, todas as professoras se envolveram em conjunto com os seus alunos, puseram mãos à obra e conseguiram as mais variadas atividades.
            A turma do 4º ano da professora Adelaide ofereceu a toda a comunidade educativa um “concerto” com músicas e encenação relacionadas com o mar.
            A professora Laura construiu um teatro de sombras, tendo como base o livro “O tubarão Beltrão e o pelicano Beltrano”.
A turma do 3º ano da professora Paula Santos promoveu a ilustração e conto da história “ A menina do Mar “.
            Já a turma da professora Sónia, trouxe-nos uma interpretação/dramatização da “ Nau Catrineta “, assim como a turma do 2º ano da professora Fernanda, que nos apresentou a dramatização do livro “ O dia em que o mar desapareceu “.
            A turma da Professora Elvira presenteou-nos com rimas, tendo como tema o mar.
            A turma do 1º ano da professora Gilda apresentou o livro “ O peixinho maroto e os seus amigos” através de um desfile e a turma do professor Armando/Ana Paula apresentou o livro “ Arco-íris, o mais belo peixe dos oceanos”.
            Também o JI de Sobral partilhou connosco os seus trabalhos e foram parte integrante e ativa nesta semana.
            O corpo docente trabalha sempre em prol das crianças e do seu desenvolvimento harmonioso, não só como seres intelectualmente capazes, mas, também, como seres humanos íntegros. Neste sentido, todos os instrumentos que lhe possamos dar são de extrema importância e, por esse motivo, consideramos que a semana da leitura traz consigo a semente do futuro porque...
- os torna seres mais pensantes
- desenvolve as suas capacidades de leitores
- os torna mais capazes de planear e organizar
- os aproxima dos livros
- desperta consciências
- descobre prazeres escondidos
- os torna mais capazes
- os torna mais imaginativos
- os transporta para o mundo da fantasia
- desenvolve o prazer da leitura e escrita
- os aproxima da escola
- os aproxima da família
Enfim, porque os torna mais felizes.
Também não poderíamos deixar de agradecer todas as palavras de incentivo e motivação. São elas que nos dão alento, apoio e estímulo para continuarmos. Sem elas a escola fica mais cinzenta.
Aqui ficam alguns testemunhos deixados durante esta semana sem fim...
Obrigada


















Nenhum comentário:

Postar um comentário