domingo, 26 de fevereiro de 2012

Visita ao Museu do Papel


No dia 16 de fevereiro fui a uma visita de estudo ao Museu do Papel em Paços de Brandão. Este Museu foi inaugurado em 2001. 
O Museu que visitei, antigamente era uma fábrica de papel e está situado próximo de um rio. Todas as fábricas de papel estavam localizadas perto de cursos de água, pois era através da energia da água (hidráulica) que as máquinas funcionavam. 
Antigamente os trabalhadores faziam o papel à mão com algodão e linho. Na tina, os trabalhadores mexiam a pasta que estava dentro dela e depois numa forma, eles extraiam o máximo de água possível. Depois colocavam a folha húmida numa baeta (pano de algodão) para as folhas ficarem mais resistentes e secarem. 
As folhas grandes, depois de secas, eram embrulhadas em sarilhos (peça de madeira que enrolava o papel). O papel era colocado numa mesa grande, onde os trabalhadores cortavam o papel à medida que queriam. 
 As senhoras que punham o papel a secar, chamavam-se botadeiras. O papel quando estava seco ficava ondulado. Como ficava ondulado era colocado numa mesa onde era alisado com uma lixa, que tem o nome de travessa. 
Antigamente o papel era pesado numa balança decimal. 
Adorei a visita ao Museu do Papel. 
 Mafalda da Silva Oliveira 
 4º ano - turma 34


Nenhum comentário:

Postar um comentário