sexta-feira, 25 de março de 2011

A Semana da Leitura já começou...




<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/KJ4WWnv8LFh23AzHYMZf/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="281" allowFullScreen="true"></embed>


A semana da leitura já começou na nossa escola. Na abertura houve fogo de artifício e uma aula de aeróbica... para começarmos bem quentinhos. Mensagens de algumas individualidades à mistura e no final... para repor as energias gastas uma fatia ou duas de bolo, para os mais gulosos.

domingo, 13 de março de 2011

"Biblioteca" de Miheirós de Poiares Visita a nossa Biblioteca ...

O Projecto lançado pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira ... Conto Com(Tigo) envolvendo os bibliotecários do Concelho, passou pelo Centro Escolar do Murado, hoje, dia 10 de Março.
Esta actividade, contou com a visita da Bibliotecária de Milheirós de Poiares acompanhada pela coordenadora do 1º ciclo, por um grupo de estagiários e uma mão cheiinha de livros e alguns adereços.
Os alunos do segundo ano, os felizes contemplados, ADORARAM a qualidade da apresentação e a quantidade de livros, que ficaram com vontade de conhecer na totalidade. Todos eles falavam de afectos...
Também está definido no projecto, que a escola que recebe, conta um conto, o que só aconteceu no período da tarde...
O conto seleccionado por nós foi "BEATRIZ E O PLÁTANO" e a motivação partiu da canção do Joel Branco "Uma àrvore um amigo".
O projecto continua na segunda feira, no polo da Biblioteca Municipal em S. Paio de Oleiros, com a apresentação do conto "A Beatriz e o Plátano" a alunos do 1º ciclo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Palestra "Utilização Segura e Responsável da Internet"

A chuva que se fez sentir no passado dia 18 de Fevereiro não foi impeditiva de uma grande participação dos encarregados de educação na acção de sensibilização para a Utilização Segura e Responsável da Internet que decorreu na Biblioteca do Centro Escolar do Murado.
Alunos do 4º ano da turma da professora Elvira Sá fizeram a abertura com uma dramatização à volta do tema, salientado a importância de não sabermos quem poderá estar do outro lado e que as crianças devem sempre pedir ajuda a quem confiam. Cantando, os alunos transmitiram aos presentes que a Internet também é divertida se todos a utilizarem responsavelmente.
Os militares da Escola Segura da GNR, efusivos e cativantes no seu discurso, apresentaram o projecto «Comunicar em Segurança», abordando vários temas para a utilização segura das TIC, para a protecção online dos dados pessoais, cyberbullying, a importância de não haver computadores nos quartos das crianças, etc. A metáfora da internet associada a uma auto-estrada aberta para o mundo foi perfeitamente percepcionada por todos os presentes.
Dando continuidade, a Dra. Ercília Duarte, psicóloga da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, fez vários alertas aos encarregados de educação, nomeadamente para as horas que as crianças e jovens estão presas à volta do computador, do telemóvel, da playstation, desligando-se dos que estão mais próximos e também para os riscos de se desligarem daquilo que gostam de fazer - o Virtual transforma-se no Real para a criança/adolescente!  Frizou a importância do papel da família para contrariar e prevenir estes comportamentos viciantes e nefastos para um crescimento psicológico saudável.
 Miguel Ângelo do Plano Tecnológico da Educação do Agrupamento de Escolas de Lourosa, utilizando o portátil Magalhães, explicou aos encarregados de educação como devemos utilizar correctamente esta ferramenta de trabalho – que não é um brinquedo – dando orientações para a utilização de programas de controlo parental disponíveis no Magalhães e alertando para situações de cyberbullying e de predadores da Internet. Deixou o alerta para o facto de muitos alunos estarem online no quarto até altas horas de madrugada e com o consequente reflexo no comportamento em sala de aula. Deu a conhecer que para ajudar os encarregados de educação nesta tarefa, o Agrupamento de Escolas de Lourosa irá iniciar acção de formação, gratuita, para todos os interessados.
Os alunos do 4º ano interagiram com todos os presentes voltando a cantar música “Segurança na Net” e o presidente da direcção da Associação de Pais da EB1 Sobral agradeceu a presença de todos, abordou as questões desenvolvidas na acção de sensibilização e recuou ao seu tempo de infância em que as brincadeiras eram bem mais inofensivas e básicas. Hoje, podem os nossos filhos estar em casa no quarto, mas a verdade é que não sabemos onde e com quem estão – esta é a consciência que todos teremos que ter presente!
José Manuel
Marta Leal



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Juntos Podemos…

A nossa escola, mais concretamente as duas turmas do terceiro, aderiram ao projecto de apadrinhamento de escolas de Santa Maria da Feira com escolas de Catió (Guiné-Bissau). Este Projecto tem como principal objectivo contribuir para o 2º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM): Atingir o ensino primário universal.
É pedido aos alunos/escola a oferta de materiais escolares, como: lápis, lápis de cor, borracha, marcadores, cadernos, sebentas, livros, bolas vazias… (não incluir brinquedos, roupas nem géneros alimentares).
Os materiais angariados serão enviados pela Fundação Fé e Cooperação para Catió Guiné-Bissau.
As ofertas devem chegar à nossa escola até ao dia 11 de Março.

A escola agradece o contributo

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Palestra Utilização Segura e Responsável da Internet

Sexta Feira dia 18 de Fevereiro, às 21 horas, decorrerá no Centro Escolar do Murado um Encontro dirigido aos Encarregados de Educação sobre a utilização responsável da Internet.
O Encontro é da iniciativa da Associação de Pais e conta com a colaboração dos Agentes da Escola Segura, do PTE e da Biblioteca Escolar.
O 4º ano, fará a abertura do Encontro com a apresentação de uma dramatização sobre esta temática.
O 4º ano, fará a abertura do Encontro com a apresentação de uma dramatização sobre esta temática.