sábado, 30 de outubro de 2010

Visita à Biblioteca Municipal da Feira

“ O que eu guardo na caixinha”

Esta foi a frase mágica que levou os alunos do 3º ano da nossa escola à biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira no passado dia 26 de Outubro.
            Expectantes e ansiosos por saber o que iria acontecer, chegamos à biblioteca e rapidamente percebemos que ali dentro reinava um mundo mágico de leitura, jogos, muitos livros, grandes salas e um silêncio profundo que nos tornava ainda mais curiosos.
            Depois de visitarmos as instalações, chegou o momento da fantasia, do imaginário, da magia, do sentimento e de descobrirmos o grande mistério “ O que é que eu guardo na caixinha…” ao assistirmos a duas maravilhosas histórias contadas pela Maria João e Sara ( Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal).
A primeira foi “ O rouxinol” e a segunda foi “ O desejo do lenhador”.
Foram duas histórias que nos fizeram pensar sobre os nossos desejos mais profundos e íntimos.
            Finalmente cada um de nós teve a oportunidade de escrever o seu desejo e guardá-lo numa caixa mágica, na esperança de que cada um se realize…


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Espetada de frutas

No dia 18 de Outubro comemorámos, na nossa escola, o Dia da Alimentação.
Os meninos do 3º ano trouxeram para a escola vários frutos entre os quais: maçã; banana, pêra; pêssego; laranja, quivi; ameixa; tangerina e uvas.
A fruta foi descascada e cortada aos cubos pelas professoras. Entretanto fomos para o refeitório da escola e formámos duas filas para confeccionarmos a nossa própria espetada.
Cada menino escolheu os frutos a seu gosto e fez uma espetada. Ficou super colorida e gostosa!!!!!!
Foi um dia muito divertido, pois deliciámo-nos com a saborosa fruta e ficámos a saber que esta, faz bem à nossa saúde.
Depois de toda esta alegria, ainda tivemos a oportunidade de assistir a um teatro realizado pelos nossos colegas do 4º ano intitulado “ A ovelhinha que veio para jantar” e dançámos ao som de uma canção sobre a alimentação ensaiada pelos alunos da professora Ana Paula.

Texto colectivo dos alunos do 3º ano






Postal de Leitura



 




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

1º Concurso de Leitura

Regulamento do Concurso
 
Artigo 1.º
Objectivo do Concurso
  1. A Biblioteca Escolar, em articulação com os professores da escola, promove o 1º Concurso de Leitura, pretendendo estimular a prática da leitura entre os alunos do 1º ciclo.
Artigo 2.º
Condições gerais de participação
1. A participação no concurso está aberta aos alunos do 1 ano ao 4º ano. Para o efeito, os alunos devem proceder à sua inscrição junto dos professores até ao dia 19 de 2010.
2. Para efeitos de participação no Concurso de Leitura, os concorrentes assumem o compromisso de se submeter ao presente Regulamento e às decisões do júri.

Artigo 3.º
Júri
1. O júri será constituído pela Coordenadora da escola, 1 elemento da Associação de Pais, e 3 elementos externos à escola.

Artigo 4.º
Realização da prova
1. O concurso decorrerá na biblioteca da escola no dia 25 de Outubro no período da manhã e/ou tarde dependendo do nº de participantes

Artigo 5.º
1.Os textos são seleccionados pelos professores de cada ano de escolaridade.

Artigo 6.º
Tipologia da prova
1.A prova consiste na leitura do texto perante as turmas do ano de escolaridade a concurso e um júri.

Artigo 7.º
Apuramento dos resultados
1.       Os vencedores serão os alunos que obtiverem as melhores classificações na soma dos seguintes critérios: A) Pontuação; B) Expressividade; C) Articulação.
2.        As ponderações são: 1- insuficiente 2- Razoável 3- Bom
3.       Para os participantes do 1º ano será usado o critério da criatividade do discurso.

Artigo 8.º
Situação de empate
1.Em caso de empate o voto dos alunos da turma será levado em consideração.

Artigo 9.º
Prémios
1. São atribuídos aos alunos vencedores dos diferentes anos de escolaridade
2. A entrega de prémios terá lugar no dia do concurso.
3. Todos os participantes terão um certificado de participação.

Artigo 10.º
Casos omissos
1. Os casos omissos serão resolvidos pelos promotores do concurso (professores e bibliotecário)

BIBLIOTECAS ESCOLARES do 1º ciclo OUTUBRO 2010

Até ao final do mês ...

domingo, 17 de outubro de 2010

Desfolhada

A recriação no passado dia 15 de Outubro de uma desfolhada no Centro Escolar pretendeu "semear a tradição" às gerações mais novas divulgando uma antiga actividade agrícola que praticamente se perdeu em Mozelos, outrora terra de bonitas quintas. Nas desfolhadas juntavam-se à noite os vizinhos e amigos, gerando-se à volta do monte de espigas um são e animado convívio onde os cantares tradicionais e cantigas ao desafio não poderiam deixar de acontecer. As nossas “sementinhas mágicas” - crianças do jardim-de-infância do Sobral e alunos da EB1 do Sobral -, convidaram os pais, os avós e amigos e muita gente apareceu para conviver e reviver a tradição.
Esta iniciativa teve a colaboração conjunta das Associações de Pais do Jardim de Infância e da EB1 do Sobral, apoio da Junta de Freguesia, e a animação da desfolhada da comunidade escolar do Sobral contou com a habitual colaboração das Cantigas do Talégre do Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos.
Em simultâneo, os alunos do 4º ano e corpo docente da escola montaram uma banca no Centro Escolar onde pretenderam recriar o que no passado se vendia na feira anual de Santa Catarina (feira dos dióspiros), que se realizava no Murado, onde, entre outros, se vendia aquilo que a terra produzia. Aos alunos foi pedido que trouxessem das hortas dos avós para serem vendidos produtos hortícolas, ervas aromáticas, frutos, etc.. Durante a semana, e também do que a nossa terra produzia, os alunos aprenderam com as auxiliares da acção educativa a confeccionar marmelada, compotas e doces de fruta, que também se venderam nesta banca. Nesta banca também poderiamos encontrar livros para comprar.
As mães e os pais venderem caldo verde, porco no espeto, bifanas, bebidas e sobremesas. Esta iniciativa da comunidade escolar do Sobral procurou que através do convívio intergeracional se “semeasse a tradição” para que no seu trajecto de formação os alunos cresçam com memória do legado das suas gentes.

Fotos em:

Associação de Pais da Escola Básica de Sobral

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Que animação

As crianças já começaram a viver o espírito da desfolhada. Após um dia de trabalho, nada melhor que terminar as aulas com um momento de grande animação e descontração. Desta forma, ensaiaram uma música alusiva ao Dia da Alimentação para apresentar aos restantes colegas. Aqui vai a letra e um pequeno vídeo dos alunos.

A Alimentação

A alimentação
Tem hoje o seu dia
A celebração
Vai ser uma alegria

A alimentação 
Deve ser cuidada
Não sejas glutão
Come moderado

A alimentação
Deve ser variada
Vamos comer sopa 
E bem cozinhada
Música: Malhão



Turma 31 - 3º ano