segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Visita ao Museu da chapelaria


No dia 11 de Janeiro fomos de autocarro ao Museu da Chapelaria em S. João da Madeira. Quando chegámos fomos recebidos e acompanhados pela Alexandra que nos explicou como se fazem os chapéus. Ela contou-nos a história da fábrica e disse-nos que inicialmente os chapéus eram feitos, unicamente, à mão e que alguns trabalhadores, conhecidos por “unhas negras”, ficavam com as unhas todas pretas e tinham problemas respiratórios, porque usavam mercúrio na confecção dos chapéus. Estes trabalhadores também tinham de mergulhar as mãos em água muito quente para os chapéus mingarem.
Uns anos mais tarde passaram a ser produzidos por máquinas que estavam expostas no Museu. Havia uma máquina que limpava o pêlo do coelho e do castor, outro limpava a lã da ovelha; outra misturava o pêlo; a outra funcionava como um aspirador que juntava o pêlo ou a lã para fazer uma camada fina com a forma do chapéu e finalmente a última máquina mergulhava os chapéus em água a altas temperaturas para eles mingarem e tornarem-se mais resistentes.
Passámos pelo laboratório onde alguns chapéus eram tingidos com várias cores diferentes. Depois vimos os acabamentos que os chapéus podem ter: macio e brilhante, usando uma lixa de pele de tubarão, cardado; usando uma escova e aveludado, usando uma lixa especial. Seguidamente era passada goma, que tornava os chapéus mais duros. Depois a aba era passada com um ferro quente e pesado para manter a sua forma. No final a D. Deolinda mostrou-nos como os chapéus eram forrados e decorados.
Como recordação fizemos um chapéu de cartolina vermelho muito engraçado.
Gostámos muito desta visita.

                                                                       3º Ano – Turma 31

sábado, 8 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Cantámos os Reis e tivemos... uma deliciosa recompensa!




No dia 6 de Janeiro pretendíamos sair e cantar as Janeiras nas redondezas. Como o mau tempo não o permitiu, a festa foi feita na nossa escola. No final a recompensa que recebemos foi uma deliciosa e quentinha aletria... humm estava mesmo boa! 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

17 de Dezembro

No Natal fomos presenteados com a vinda do desejado Pai Natal.
Também houve lugar para a representação e convívio entre todos.



Dia 16 de Dezembro fomos a Guimarães...


Em Guimarães divertimo-nos bastante, mas também aprendemos muito sobre o passado da nossa nação.